Endometriose, uma doença que atinge cerca de 10 a 15% das mulheres e é uma das maiores razões da infertilidade feminina. As fortes cólicas e a dificuldade para engravidar são alguns dos principais sintomas da patologia. O que você sabe desta doença?
A endometriose é uma condição na qual o endométrio, mucosa que reveste a parede interna do útero, cresce em outras regiões do corpo. E essa formação de tecido sobressalente, normalmente, aparece nos ovários, intestino, no reto, na bexiga e na membrana que reveste a pélvis, embora possa aparecer em outros órgãos.
Um dos médicos da ICGO, Dr. Diogo Rosa responde algumas perguntas sobre a doença e desmistifica alguns mitos e verdades.
— Endometriose é uma doença causada apenas pelo aumento do fluxo menstrual? Mito. O volume menstrual não é fator determinante na doença.
— A endometriose está diretamente ligada ao desenvolvimento do câncer no ovário? Mito. Não existem estudos que comprovem essa ligação direta entre as duas doenças.
— A endometriose se não tratada pode deixar a mulher infértil? Verdade. E é uma das maiores dificuldades do tratamento, porque as mulheres demoram a descobri-la.
— A endometriose não tem cura? Mito. Com o tratamento e o acompanhamento médico a doença pode ser curada.
— A falta de tratamento da endometriose pode fazer com que a doença atinja outros órgãos? Verdade. Todos os órgãos do assoalho pélvico por sem comprometidos pela doença.
— É possível evitar a endometriose? Mito. Não existe, hoje, um tratamento prévio. O que é possível fazer é acompanhar as mulheres desde a juventude, principalmente aquelas que têm fortes cólicas ou casos de endometriose na família, e manter hábitos saudáveis.